Sargento do Bope Arlen Santos da Silva é expulso da PM por treinar traficantes da Maré

By | September 4, 2015

Fonte: Blog Justiça e Cidadania do O Dia

Rio – Responsável pelo treinamento de traficantes quando era sargento do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Arlen Santos da Silva, de 43 anos, foi expulso da corporação. A decisão por unanimidade é do Conselho de Disciplina da Polícia Militar e será publicada hoje no Boletim Interno da corporação.

cefap-treina-tcp

A Corregedoria da PM, em trabalho conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, conseguiu junto à Justiça mandado de prisão para o ex-militar. Ele se apresentou ontem à tarde na 1ª Delegacia Polícia Judiciária Militar e está preso na Unidade Prisional, antigo BEP.

Segundo as investigações, integrantes da quadrilha do Complexo da Maré, chefiada pelo traficante Marcelo Santos das Dores, o Menor P, receberam instrução de como usar armas de Arlen. Inquérito Policial Militar concluiu que ele informava aos traficantes as operações do Bope. Segundo o documento, Arlen levou um dos criminosos do bando de Menor P ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, onde compraram roupas e acessórios de uso exclusivo do Bope.

O ex-PM agiu junto à quadrilha de Menor P entre agosto e dezembro de 2012. O bandido foi preso ano passado pela Polícia Federal, quando era um dos traficantes mais procurados do Rio. Os homens de confiança de Menor P eram parceiros de Arlen no crime. Ronaldo Fonseca de Araújo Junior, o R 10, é apontado como o elo entre o chefão e o policial. Já Ericson Fernandes da Silva, o Leitão, pagava a propina.

Os desvios de conduta de Arlen começaram a ser apurados em agosto de 2012. Mas o sigilo durou pouco. Três meses depois, ele descobriu que estava sendo monitorado. Em gravações telefônicas autorizadas pela 11ª Vara Criminal, ele foi flagrado dando alerta ao traficante R10. “Pede ao Leitão para não falar no Nextel. Tá geral no grampo e ele fala m… demais”, afirmou em um dos trechos.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *