Candidatos do curso de formação do Degase ainda não receberam o pagamento da bolsa auxílio

By | January 16, 2016

agente-do-degaseCandidatos aprovados no último concurso público realizado para o DEGASE, tiveram uma suspresa ao chegarem para apresentar documentos exigidos pelo órgão, no dia 13/01.

Um aviso colocado pela Ouvidora do órgão no quadro negro da sala onde o curso, que acabou no dia 30/11, foi realizado, informava que não havia previsão de data para o pagamento da bolsa auxílio, que segundo o edital do concurso, é obrigatória e corresponde a 80% do valor da remuneração do cargo, que é de R$2.572,20.

Como o curso exige presença diária dos candidatos aprovados, em período integral, praticamente todos os participantes tiveram que pedir demissão de seus empregos, passando a se dedicar exclusivamente ao curso.

Com essa notícia, os candidatos estão desesperados, pois além de não haver previsão para serem investidos no cargo, também não receberam a bolsa, que deveria ser paga ao término do curso. Muitos já não sabem como honrarão com as suas contas diante dessa indefinição.

Predileção por contratos

Se para os candidatos aprovados em concurso público, a situação é incerta e desesperadora, o mesmo não acontece com os trabalhadores que foram contratados pelo órgão. No dia 24/12, começaram a trabalhar no órgão 332 novos funcionários, que executam as mesmas funções dos candidatos do concurso, o que representa um aumento na folha de pagamento de cerca de um milhão de reais mensais.

Esses contratos, além de afrontarem o concurso público em andamento, acabou atrasando a nomeação desta última turma do concurso público. Inclusive, o sindicato dos servidores já ingressou na justiça e fez uma representação no Ministério Público, questionando essas contratações feitas pelo órgão e o Decreto Lei assinado pelo Governador do Estado, em que autorizou essas contratações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *