Agentes do DEGASE recapturam menores infratores na rua após fuga na Ilha do Governador

By | February 27, 2017

Por volta da meia noite desta segunda feira de carnaval (27/02), menores infratores que cumprem medida de internação provisória – aguardam sentença judicial – no Cense Dom Bosco, na Ilha do Governador, resolveram colocar em prática um plano de fuga. Quatro internos que ocupavam uma das celas da unidade arrancaram uma luminária que fica na parede que dá acesso ao corredor da galeria. Em seguida, com a ajuda de um cabo de vassoura, quebraram o reboco tipo cogobó da parede do prédio, que possui dois andares. Após abrirem um buraco, utilizaram uma corda feita com lençóis para descer até a parte externa do edifício, uma vez que a cela se localiza no segundo andar da estrutura.

Ganhando o terreno sem despertar a atenção dos Agentes de Segurança e sem serem detectados pelas câmeras de monitoramento da unidade, os quatro internos saíram em disparada em direção ao muro dos fundos da unidade, que dá acesso à Estrada das Canárias.

O problema era que os internos prometerem algo diferente para os demais infratores do local: Que após conseguirem sair do prédio, dariam a volta e renderiam os Agentes, tomando posse das chaves das demais celas e libertando todos os internos da facção Comando Vermelho, para uma fuga em massa.

Como os menores ao invés de cumprirem o pactuado, resolveram fugir sozinhos, os demais menores, revoltados com o não cumprimento do acordo, resolveram delatar a fuga, começando a gritar para os funcionários que eles estavam fugindo.

Imediatamente os Agentes contataram a Coordenação de Segurança e Inteligência do Órgão – responsável pelo monitoramento das câmeras e pelo apoio operacional nas unidades do sistema em casos de crises – que juntamente com os Agentes de plantão, passaram a percorrer as ruas no entrono, em busca de recapturar os foragidos.

Dois menores foram localizados dentro de um ônibus e logo foram alcançados. Um terceiro menor foi localizado em uma das ruas transversais da Estrada das Canárias, já com roupas civis adquiridas com um pedestre, sendo também recapturado. O quarto e último menor infrator em fuga, foi localizado junto à estação BRT Maré, já no final da madrugada, onde procurou abrigo em uma cabana feita por moradores de rua.

Todos os quatro retornaram para a unidade.







Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *