Agentes do Degase controlam rebelião e evitam fuga em unidade prisional na Ilha do Governador

By | May 2, 2016

Na tarde deste domingo (01/05), após a visita dos familiares aos menores infratores que estão internados na Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, tentaram uma fuga em massa da unidade.

Após a visita, inicialmente houve um desentendimento entre os próprios internos, ainda não se sabe se simulado ou se foi fruto de algum problema na visita.

Após a visita, na hora de retornarem para os seus alojamentos, treze internos tentaram fugir por um matagal que fica ao lado da unidade. Enquanto isso, outros internos, que já estavam trancados, passaram a chutar as portas da cela, ameaçando os Agentes do local. O Grupamento da Ações Táticas da PM (GAT) foi acionado, assim como policiais de outros batalhões. Cerca de vinte policiais foram à unidade.

Agentes de Segurança do DEGASE de outras unidades também foram acionados para dar apoio no local. A princípio, nenhum Agente foi ferido. Não se sabe ainda se algum interno fugiu ou se feriu, nem quais danos foram ocasionados na unidade.

Os Agentes informaram que bem provavelmente, hoje ainda haverão mais problemas criados pelos internos em desdobramento a essa tentativa de fuga.

Os internos envolvidos devem ser conduzidos para a 21º DP (Bonsucesso), porém os Agentes de Segurança do DEGASE, que não possuem porte de armas, estão avaliando se realizam o registro de ocorrência hoje ou amanhã, em virtude da Delegacia se encontrar em área de risco, recentemente alvo de ataques de criminosos, a exemplo da Cidade da Policia, que foi atacada semana passada.

O motivo da tentativa de fuga e do motim, foi a recusa de um pai de interno a se submeter à revista íntima. O familiar começou a desacatar os servidores, dizendo: “Não conheço vocês como nada”, “não vou me submeter a isso”, “só vou ser revistado se o policial mandar”.

Como os Agentes informaram ao pai do menor que sem a revista, ele não entraria, ele acabou aceitando ser revistado, porém contou ao filho o ocorrido. O menor, inconformado, resolveu então orquestrar uma fuga e tumulto na unidade. Após a visita e no final da tarde, treze internos empreenderam fuga em direção à portaria principal da unidade. O Sub Tenente da Polícia Militar que estava de serviço em apoio na segurança do local, efetuou dois disparos de pistola para o alto, fazendo com que os infratores retornassem para o pátio externo da unidade, onde foram contidos pelos Agentes do DEGASE. Após a contenção, começou a tentativa de motim no interior, com internos ameaçando os Agentes de morte e chutando as portas de metal dos alojamentos.

Neste fato, mais oito internos foram identificados como autores do motim, totalizando um total de 21 adolescentes que serão conduzidos à 21º DP (Bonsucesso), onde será feito o registro de ocorrência.

rebeliao-jla-degase-1

rebeliao-jla-degase-3

rebeliao-jla-degase-2







Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *