Adolescente infrator internado no Degase contrai doença infecto contagiosa incurável

By | November 29, 2015

Desde a última quarta feira (25/11), o interno W. de dezessete anos, que cumpre medida de internação no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, unidade de internação masculina do DEGASE, em Campos dos Goytacazes, econtra-se em isolamento total em um dos alojamentos da unidade, sem poder sair para nenhuma atividade. O motivo: há suspeita de ter contraído Herpes-Zóster, doença infecto contagiosa e que não tem cura, expondo os demais internos e os Agentes de Segurança do DEGASE a risco de vida. Até o momento, não foi feito o encaminhamento do interno para a rede hospitalar do SUS (o DEGASE só oferece atendimento ambulatorial na unidade), uma vez que a equipe de saúde do DEGASE não entendeu como necessário.

São recorrentes os casos de doenças contagiosas nas unidades do DEGASE. No começo do mês, Agentes do DEGASE que trabalham no Centro de Recursos Integrados da Baixada, unidade de internação em Belford Roxo, tiveram que socorrer um interno que expelia placas de sangue. Ao realizarem a condução do interno ao PAM de São João de Meriti, dentro de uma kombi velha e junto do adolescente, foi constatado que ele estava com tuberculose. Em Campos, já houveram dois casos confirmados de meningite.

Existem vários casos confirmados de caxumba nas unidades do órgão. No Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador, pelo menos quatro adolescentes encontram-se em isolamento total. Servidores já contraíram caxumba, tuberculose, sarna humana e outras moléstias.

Os Agentes do DEGASE não recebem adicional de insalubridade do Estado. Os servidores estão revoltados, pois além do risco de vida que correm, receberam a informação de que não precisam ser imunizados, uma vez que un dos requisitos do concurso público que realizaram, era a imunização através de vacinas. Porém, conforme consta em edital do concurso, somente as vacinas antitetânica e para hepatite B eram exigidas, o que não garante imunidade contra as demais moléstias recorrentes.

adolescente-infrator-degase-doenca-1

adolescente-infrator-degase-doenca-2

 







 

One thought on “Adolescente infrator internado no Degase contrai doença infecto contagiosa incurável

  1. wilson

    Ele tem mais e que ficar com o corpo todo assim,pena que não mata , da proxima vez ele vai pensar melhor antes de sair pelas ruas cometendo crimes .pra quem nao sabe degase é unidade para menores infratores que cometem crimes , muitas vezes tira a vida de um pai de família por causa de um celular, e o estado ai diz que isso criança ,tá com pena leva ele pra casa.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *